Personas: entenda quem utilizará o seu produto

Posted on

O que é?

As personas são modelos de pessoas para as quais estamos resolvendo um problema e são uma excelente forma de comunicar pesquisas a outras pessoas (nosso time, por exemplo).

As personas foram desenvolvidas por Alan Cooper no início dos anos 80 como uma forma de simpatizar e internalizar a mentalidade das pessoas que eventualmente usariam o software que ele estava projetando.

Personas não são pessoas reais, mas as representam durante todo o processo de design. Elas são arquétipos hipotéticos de usuários reais. Embora sejam imaginárias, elas são definidas com significativo rigor e precisão. (Alan Cooper)

Quando criar uma persona?

No início do seu projeto, ou como diz a NN Group: O mais cedo possível.

As personas no início do seu projeto te ajudarão no processo de discovery e na priorização das futuras demandas.

Para que utilizar?

As personas podem e devem ser usadas durante todo o processo criativo, e podem ser usadas por todos os membros da equipe de desenvolvimento e design de software e até por toda a empresa. Aqui estão alguns dos usos aos quais eles podem ser usados:

Empatia: Ajuda a tomada de decisões baseada nos objetivos e desejos da pessoa.

Priorização: ajuda a focar e a priorizar para quem estamos desenvolvendo um projeto.

Comunicação: ajuda a comunicar as descobertas de pesquisa para o time.

Utilize o canvas de personas do Nota Criativa!

E tenho um presente para você! Preparei com muito carinho um modelo de personas para te guiar na construção da sua! Está no Figma, basta fazer uma cópia e utilizar!

Postado por Thiago Marques