Conheça os projetos de acessibilidade que o Google está desenvolvendo!

Posted on

Este ano, o foco do Google I/O foi, sem dúvidas, a acessibilidade e a utilização de tecnologias existentes para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Fui convidado pelo Google Developers e GDG para participar do Google I/O, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, e o mínimo que eu poderia fazer é reverter todo o conhecimento adquirido no evento em conteúdos para a comunidade! Este ano, o foco do Google I/O foi, sem dúvidas, a utilização de tecnologias existentes para ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Fiquei muito admirado em ver que a acessibilidade é um ponto chave para o Google e, como as palavras do Sundar Pichai, CEO da empresa, a missão do Google é “Organizar a informação do mundo e fazê-lo universalmente acessível e útil”

Falando em acessibilidade, a W3C tem uma definição muito interessante, que é a “possibilidade e condição de alcancepercepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, do meio físico, do transporte, da informação, inclusive dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação.” Para saber mais sobre o tema, veja o post “Vamos conversar sobre acessibilidade”.

Mundialmente falando, entre 15 e 20% da população tem algum tipo de deficiência. No Brasil, esse número está em 24%, segundo dados do IBGE, e pensar em pessoa com deficiência é extremamente necessário e fundamental para termos um mundo mais acessível e inclusivo.

Durante o Google I/O, foram destacados os projetos Live Caption, Live Relay, Live Transcribe, Projeto Diva e o Project Euphonia. Veja a seguir os detalhes de cada projeto:

Live Caption — legendas automáticas no telefone

O Live Caption legenda, automaticamente, toda e qualquer mídia que está sendo reproduzida no seu telefone. No momento que fala é detectada, as legendas serão exibidas, tudo sem abrir outro aplicativo e o destaque é que não precisa de conexão à internet para funcionar!

Live Relay — chamadas de voz para pessoas surdas

Live Relay ajudará pessoas surdas ou com deficiência auditiva a receber chamadas de voz. Ele utiliza reconhecimento de fala no dispositivo e conversão de texto em fala para permitir que o telefone ouça e fale em nome dos usuários enquanto eles digitam. Ao oferecer respostas instantâneas e sugestões de escrita preditiva, o Smart Reply e o Smart Compose ajudam a tornar a digitação rápida o suficiente para realizar uma chamada telefônica síncrona.

“Como podemos ajudar as pessoas a fazer e receber ligações sem precisar falar ou ouvir? Isso levou à criação do nosso projeto de pesquisa, o Live Relay.” — Sapir Caduri, Software Engineer and Live Relay Developer

O Live Relay ainda está em fase de pesquisas e desenvolvimento.

Live Transcribe — transcrição em tempo real

Live Transcribe oferece transcrição em tempo real de fala, muito útil para pessoas com deficiência auditiva. Está disponível em mais de 70 línguas e dialetos. Já está disponível para Android.

Projeto Diva — comandos via tecnologia assistiva

projeto Diva é outra ferramenta assistia que irá ajudar as pessoas não verbais ou que tem mobilidade reduzida, através de comandos para o Google Assistent, sem utilizar a voz.

Projeto Euphonia — reconhecimento de pronúncias incomuns.

100 milhões de pessoas possuem algum tipo de fala incomum. Nos estados unidos, 5 mil pessoas são diagnosticadas com ELA, Esclerose lateral amiotrófica, entre vários sintomas, um deles é o comprometimento da fala ou de espasmo das cordas vocais.

O Projeto Euphonia é uma ferramenta de reconhecimento de fala projetada para melhorar a comunicação para pessoas que têm padrões de fala e estilos de pronúncia incomuns, ou mesmo aqueles que não conseguem verbalizar nada.

Um cientista de pesquisa do Google que é surdo ajudou a criar a tecnologia, que usa o Live Transcribe, e registrou 15.000 frases para o Projeto Euphonia para ajudar a treinar a ferramenta. O Google espera encontrar mais pessoas para enviar amostras de voz.

Bônus: veja como foi o Google I/O!

Fiz um video mostrando como foi o Google I/O e também falei sobre como a acessibilidade estava presente lá! Confira o video!

E você? Tem trabalhado em um projeto que envolva acessibilidade ou conheçe outro projeto? Comente aqui e vamos trocar ideias! Até o próximo post! 😄

Postado por Thiago Marques

One thought on “Conheça os projetos de acessibilidade que o Google está desenvolvendo!

  1. Pingback: Acessibilidade na web, vamos conversar sobre! - THIAGO MARQUES

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *